19 agosto, 2009

Não somos os únicos!

Partindo do pressuposto de termos nos tornado cristãos levantamos a bandeira do Cristianismo como a única verdade no mundo.
Muitas vezes aceitamos a parcela do Cristianismo na história da humanidade como a detentora exclusiva do “progresso” religioso.
Mesmo diante de toda sua patifaria desempenhada para o atual destaque no cenário mundial não deveríamos esconder seu passado (quiçá o presente) de muito sangue, roubos, perversão pelo poder, enganações, etc.
É incrível como o kerygma de Jesus conseguiu cruzar fronteiras mesmo diante de tantas más interpretações. Assim consigo acreditar na sua força espiritual.

Com base nisso é importante lembrar que não somos os únicos.
Em minha leitura ao best-seller “Uma Breve História do Mundo” (Geoffrey Blainey, ed. Fundamento), é interessante a abordagem do autor ao crescimento e destaque de três grandes religiões: o budismo, o cristianismo e o islamismo.
Todos conseguiram alcançar terras distantes de seu local de origem. O budismo, por exemplo, destacou-se por uma maior proclamação de sua doutrina dentro de um mesmo espaço de tempo que os demais (obviamente beneficiado por diversos fatores).


Com o progresso aos adeptos de Buda, Cristo e Maomé, nenhuma outra religião atingiu tamanho êxito universal. Estas foram capazes de conversões muito além de suas expectativas. Entretanto, nenhuma jamais foi capaz de dominar por completo um determinado povo.

Ainda bem que em todos os grupos há os descrentes, os incrédulos, os céticos, os questionadores. Os que de fato pensam seus conceitos. Os que estão abertos a pensarem e repensarem seus ideais.
Porque estes sim buscam estarem mais próximos da verdade (se é que existe).
Estes sim possuem uma fé verdadeira, não uma “fé de cabresto”.
Creem no que acreditam não no que os outros ditam.

__ Thiago Gonçalves

2 comentários:

  1. Nem sei o que comentar, sei lá... profundo mas verdadeiro....
    Ainda bem que existe vários tipos d pessoas, com vários pensamentos e atitudes, quem dirá o certo ou errado.

    ResponderExcluir